segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mensagem teologica

 

Para Onde Vão os Mortos?

Algumas teorias sobre o destino dos mortos, podem até soar bonito e confortável, porém, não resistem ao crivo das Escrituras Bíblicas. O que a Bíblia diz é: existe céu e inferno, existe julgamento para todo e qualquer homem nascido sobre a face da terra. Deus revelou Seu plano Salvador a humanidade, para que, através Dele, todos igualmente, tivessem acesso às portas da eternidade em um lugar de Luz ou de trevas. Ninguém, jamais poderá modificar o que Deus instituiu. Também, ninguém, jamais, será capaz de descobrir totalmente todos os mistérios que permeiam o mundo tanto dos vivos, quanto dos mortos. Mas aquilo que é necessário conhecer para se alcançar Salvação, está revelado, escrito, pelos séculos dos séculos e haverá de ser cumprido em cada jota ou til da Palavra.

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo."Hebreus 9:27 Se nasce e morre uma única vez, depois disso, o juízo.

Algumas citações de Jesus sobre o Inferno:

Fogo - Mat 07:19, 13:40, 25:41
Fogo eterno - Mat 18:08, 25:41
Condenação eterna - Marcos 3:29
Fogo do inferno - Mat 5:22, 18:09, Marcos 9:47
Condenação - Mat 23:14, Marcos 12:40, Lucas 20:47
Condenação do inferno - Mat 23:33
Ressurreição da condenação - João 5:29
Fornalha de fogo - Mat 13:42, 50
O fogo que nunca se apaga - Marcos 9:43, 45
O fogo não se apaga - Marcos 9:44, 46, 48
Onde o seu verme não morre - Marcos 9:44, 46, 48
Choro e ranger de dentes - Mat 08:12, 22:13, 25:30
Tormentos - Lucas 16:23
Atormentado nesta chama - Lucas 16:24
Lugar de tormento - Lucas 16:28
Trevas exteriores - Mat 08:12, 22:13
Punição eterna - Mat 25:46

No livro do profeta Oséias, em uma referência clara sobre a vinda de Jesus, se diz do inferno: "Eu vos remirei da violência do inferno, e os resgatarei da morte: Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? " Oséias 13:14.

"A palavra usada para inferno é she'ol: sepultura, habitação dos mortos, lugar inferior, inferno. A raiz da palavra she'ol e sha'al: pedir, exigir, requerer. Assim, o inferno é um devorador faminto, voraz, nunca está cheio ou satisfeito, mas sempre quer mais." ( Strong 07585).

"O Sheol e a Destruição são insaciáveis, como insaciáveis são os olhos do homem." Provérbios 27:20

O relato da morte do mendigo Lázaro, no Evangelho de Lucas, narra com riqueza de detalhes o que acontece com a pessoa após sua morte:

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Lucas 16:22-31

Após a morte, o crente em Jesus, é escoltado por anjos para o seio de Abraão, um lugar de paz, também chamado de Paraíso. Esse lugar é o mesmo indicado por Jesus, quando de sua crucificação, Ele falou para o homem arrependido, conhecido pelos compatriotas como delinquente : "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" Lucas 23:43.

Aos arrependidos e entregues aos cuidados de Jesus segue o Paraíso. Para os que resistiram a mensagem do Evangelho e negaram ao Filho de Deus, segue-se o She'ol. Ninguém, após a morte, poderá mudar sua escolha, ela deverá ser feita em vida, como diz a passagem de Lucas sobre o rico e o mendigo. Existe um abismo entre céu e inferno e no inferno há tormento e sede. O rico demonstra preocupação com os parentes que ainda são vivos, gostaria que eles acreditassem em Jesus para que fossem salvos . É interessante perceber que existe certa bondade nesse homem que está no sheo'ol, mas ele já não poderá viver outra vida ou voltar à terra para falar a seus parentes sobre o destino dos mortos. A resposta de Abraão para o que está em tormento, é enfática: "É preciso ouvir o que diz a Bíblia, ela está sendo apregoada na terra".

A ordem celeste, não comporta comunicação entre mortos e vivos: "Não acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite" e esse morto que ressuscitou foi Jesus Cristo: Mateus 12:40 diz: " "Porque, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." O seio da terra seria o she'ol, Jesus desceu até ele e resgatou as chaves da morte:

" Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora isto, Ele subiu, que é senão que também antes tenha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." Efésios 4:8-10

Somente Jesus, nenhum outro nome, ninguém em vida, por mais festejado e bom que pareça, se fez Messias, sendo crucificado e morto injustamente, ressuscitando ao terceiro dia, reaparecendo aos seus discipulos e em seguida subindo novamente ao céu para retornar definitivamente em uma segunda vinda com objetivo de resgatar a Sua Igreja e marcar a consumação dos séculos.

" E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre." Apocalipse 5:1-14

Em Apocalipse, livro da Revelação, nos é dito que haverá um dia em que todos os mortos serão julgados e aí o sheo'ol dará seus mortos para a Geena (lago de fogo):

O Juízo Final

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20:11-15

A Bíblia em si é suficiente para revelar o que acontece com os mortos. O problema, é que o diabo, Satanás, tem como meta enganar, mentir, para roubar para si o maior número possível de vitimas, porque o inferno nunca está saciado. Deus não fez o homem e o abandonou na terra a mercê, desde o principio da história humana, Ele deu subsídios para que mesmo sendo nós limitados, pudéssemos, através da fé, sermos salvos da morte eterna. Viver pode ser dolorido, doloroso, porque o mundo geme e pranteia por causa da maldade humana que ainda no Éden, escolhe obedecer ao diabo e negar a Deus. E você pergunta: Deus pode tudo, então porque não acaba com o mal de uma vez por todas? Está escrito, e ninguém poderá alterar uma letra que seja: O bem venceu o mal e os salvos viverão eternamente com Deus, o mal será lançado no lago de enxofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário