quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Estudo sobre o dízimo e oferta, umas das maiores barreias de intendimentos dos servos de Deus no sédulo XXI.



O tema " Dízimos e ofertas " é o centro de grandes polêmicas dentro das igrejas . Geralmente os pastores exigem o " pagamento " do dízimo para que o fiel tenha algumas " regalias " dentro da congregação e também, recebam algum cargo. Mas , se o " fiel " é infiel nos dízimos, este é taxado de ladrão , entre outras afirmações difamatórias.
Um estudo mais acurado  sobre  o tema leva-nos concluir que a forma como atualmente é tratado esta questão , é totalmente desprovida de uma fundamentação verdadeiramente Bíblica.

Vamos  á Bíblia:

Malaquias 3.10,11 e 12.  O Dízimo foi instituído por Deus , as primeiras citações referem-se ao período patriarcal , a  Palavra mostra-nos Abrão( " E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." Gn 14.20) e Jacó( " e , de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo."Gn 28.22)  Como observadores prática . Posteriormente, com a Eleição de Israel como povo de Deus , tornou-se um mandamento.
O Dízimo era uma prática comum antes da lei, durante a lei e um modelo que pode ser observado por nós.
O Novo testamento deixa claro que o Senhor Jesus  reconhecia o dízimo como um mandamento válido aos Israelitas, inclusive, era judeu  e nascido sob a lei ( " Deus enviou seu Filho, nascido de mulher , nascido sob a lei, " Gl 4.4), com a missão de  cumpri-la ( "Não penseis que vim revogar a lei  ou os Profetas ; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo : até que o céu e a terra passem , nem um i ou til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra." Mt 5.17,18)

O Apostolo Paulo, escreveu uma carta a Igreja de Corinto, leia 1 Co 2.14.
O dízimo é uma benção aqueles que  nasceram de novo e são movidos pelo E.S em todas as situações.O homem natural ( em pecado) não entende estas coisas e são tomados por questionamentos diversos , usando-os como base, não aceitam o nosso ato de alegria que leva-nos a reservar partes dos rendimentos para o Senhor e disponibilizá-los na forma de dízimos e ofertas.

Inclusive é comum ao " Homem natural" Questionamentos tais como :

  • Deus não precisa de dinheiro!
  • Deus é dono de tudo!
  • Não vou encher a barriga de pastor!
  • Não sobra para o dízimo!
  • Ganho pouco, e sou pobre!
  • Tenho escolas das crianças, e muitas despesas!
  • Isto é para ricos!
São homens e mulheres que ainda não entregaram verdadeiramente suas vidas nas mãos do Senhor, são " Naturais " e não conseguem enxergar com os olhos do Espírito a vontade de Deus para a vida de seus escolhidos, ao eleger-nos como provedores de sua obra.











Um comentário:

  1. Dízimo é da lei de Moisés amigo.
    Mateus 23:23 Jesus não estava falando com os cristãos, porque ainda não tinha morrido.

    ResponderExcluir