quinta-feira, 18 de julho de 2013

TelexFREE, a nova (e perigosa) onda

 


Já faz algum tempo que eu ouço falar da Telexfree, mas nunca deu muita bola. Mas de uns tempos pra cá ela voltou à moda. Mais do que moda, virou uma verdadeira febre nas redes sociais, principalmente nos murais de evangélicos. Já vi pastores inclusive dizendo que a Telexfree é uma ferramenta usada por Deus para abençoar seu povo. O problema é que existem sérias acusações contra a Telexfree que, se comprovadas, fazem dela uma empresa nada divina.


Se você teve a graça de não saber o que é a Telexfree, eu explico. Ela é uma empresa que, a princípio, oferece serviço de VOIP (comunicação por voz via internet) e que trabalha sua divulgação através de marketing multinível, um método em que vendedores ganham comissão por suas vendas e podem formar grupos de vendedores, ganhando comissão também em cima das vendas dos membros de seu grupo. Um método legal e usado por várias empresas sérias. Se fosse apenas isso, a Telexfree seria ma ótima opção pra ganhar dinheiro honesto. Mas a história continua.

Tudo começa no produto da Telexfree. A tecnologia VOIP já é dominada há anos pelo conhecido Skype, da Microsoft, junto com produtos fornecidos por Yahoo! e Google. Pra falar do mais famoso, o Skype cobra em seu plano mais completo (chamadas internacionais ilimitadas) a bagatela de 10,49 euros por mês. Já a digníssima Telexfree cobra uma assinatura de 49,90 dólares por mês, em seu plano único. A diferença de preços é enorme, o que coloca a empresa praticamente fora do mercado. Sem falar que eu nunca ouvi falar de ninguém que use Telexfree. Sendo assim, de onde será que a empresa tira dinheiro pra pagar os seus divulgadores?

Vamos explicar a história dos divulgadores. Caso você deseje entrar pro time da Telexfree, você deve fazer um investimento de 339 dólares por ano. Isso te dará o direito de divulgar anúncios da empresa pela internet. Cada anúncio renderia 20 dólares para o divulgador. Além disso, há a possibilidade de você criar grupos de divulgadores, que renderão lucros ao líder através de seus anúncios também. Se os ganhos do divulgador fossem oriundos das vendas, já seria difícil, porque duvido muito que alguém compre o pacote por um preço desses. Mas os lucros não vêm daí. O dinheiro pago aos divulgadores vêm da grana angariada pela grana que os novos divulgadores têm que pagar pra entrar, aqueles 339 dólares citei acima. E nessa configuração, isso deixa de ser marketing multinível. Isso configura uma pirâmide.

Dois problemas com uma pirâmide: 1) fazer pirâmide é crime contra a economia popular; 2) uma hora a pirâmide quebra (a fonte de dinheiro pra pagar aos membros seca e alguém fica sem receber o retorno do seu investimento). O Ministério Público e a Polícia Federal estão investigando a Telexfree pela acusação de fazer pirâmide. Assim que os dois órgãos estabelecerem uma boa estratégia de investigação (eles estão tendo dificuldades nisso por questões de jurisdição), é bem provável que o esquema seja desmontado e os responsáveis sejam presos. E aí, quem investiu na Telexfree vai tomar aquele prejuízo e ainda queimar a língua.

Digo queimar a língua porque, não sei como, a Telexfree parece que enfeitiçou os adeptos do esquema de tal forma que os transformou em fanáticos. Eles defendem a Telexfree com unhas e dentes. Se alguém critica a empresa, eles dizem que é inveja do dinheiro que estão ganhando. Se dizem que a Telexfree é pirâmide, rebatem com toda veemência, dizendo que não é pirâmide coisa nenhuma e ficam super aborrecidos. Se dão argumentos sólidos de que a empresa é criminosa, eles simplesmente ignoram. É como se tivessem entrado pra uma religião super fanática e xiita. É de assustar.

Como eu disse, isso virou moda dentro das igrejas. Os pastores estão incentivando suas ovelhas a entrarem, mesmo com todas as acusações e provas de que esse é um esquema criminoso. Aliás, mesmo sabendo que esse esquema vai contra tudo o que a Bíblia ensina sobre conseguir o próprio sustento através do trabalho honesto, comer o pão do seu próprio suor e por aí vai. Esse é um grande sinal (ou mais um sinal) de que a ganância tem sido uma característica bem comum dentro da igreja. E nós sabemos bem o que a Bíblia diz sobre crentes gananciosos:

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão" - 1 Timóteo 6:10,11

Nenhum comentário:

Postar um comentário